quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Agricultura de precisão para produzir mais

Mapa de produção, insumos e máquinas guiadas via satélite prometem deixar o produtor livre de surpresas desagradáveis, reduzir custos e melhorar produtividade.

Com um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas em diversas culturas, propiciando um aumento da produção, a agricultura de precisão é o tema de uma das palestras do II Simpósio Paulista de Mecanização, que acontece na cidade de Jaboticabal, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Flávio Dojas, especialista em agricultura de precisão da John Deere, afirma que, com a técnica o produtor consegue reduzir custos e produzir mais na mesma área.
– Segundo a técnica, o agricultor faz um mapa da sua produção, pode aplicar insumos em taxas variáveis e começar a utilizar máquinas com piloto automático – explica.


Para o especialista, a produção aumenta porque o agricultor passa a estar bem informado sobre cada etapa da lavoura, seja em relação a pragas, insumos, produtividade da área ou monitoramento da colheita. De acordo com Dojas, essas máquinas são guiadas por um sinal de satélite preciso, o que propicia ao agricultor um ganho excelente de área.
– As colhedoras, por exemplo, são monitoradas do escritório, o que gera uma reação mais rápida. Além disso, o agricultor pode saber o que está acontecendo na lavoura dele – diz.
A agricultura de precisão conta ainda com outras técnicas, como o uso de fertilizantes, defensivos, calcarie, gesso e é indicada para todo o tipo de plantio e colheita. Mas, segundo Dojas, os produtores devem estar sempre atentos ao serviço oferecido.
O portfólio de serviços é bem grande, desde o mais barato até o mais caro. Tudo depende do que o agricultor almeja e do capital que quer investir. Mas ele deve estar sempre atento ao que é oferecido, seja em relação a produtos ou serviços, para não ter surpresas ao final de uma colheita.
Para mais informações sobre a agricultura de precisão, basta entra no site da John Deere através do link www.deere.com.br.

Portal Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário